Páginas

17 de junho de 2012

Dicionário do Ciclista

O ciclismo assim como todo esporte, é cheio de gírias, e uma pessoa que não é do meio acaba " boiando" quando entra no meio de uma conversa. Para ajudar quem está começando a pedalar a entender um pouco melhor nosso vocabulário, relato aqui algumas expressões comuns :

Pelotão: Grande grupo de ciclistas que pedalam junto.

Grupeto: pelotão pequeno, geralmente de atletas que ficaram para trás do pelotão principal.

Fugir ou escapar: abrir vantagem sobre o pelotão principal na tentativa de ganhar tempo ou tentar a vitória. Realizado por um ou mais ciclistas.

Sprinter ou velocista: ciclista com grande explosão muscular, especializado em chegadas (arrancadas). Geralmente é o que vence as provas quando o pelotão chega compacto no final. Um sprintista pode atingir 80 km/h em um sprint final.

Escalador ou montanheiro: ciclista especializado em subida de montanha.

Passista: atleta que consegue manter um ritmo forte durante um longo tempo. Geralmente tenta vencer as provas escapado ou trabalha em função da equipe. O passista também se destaca em provas de contrarelógio individual.

Gregário: atleta que abdica do sucesso pessoal para servir a equipe e ao líder.É quem coloca a cara no vento, neutraliza fugas e ainda busca água e alimentos para os companheiros. Considerado fundamemtal em uma equipe, é praticamente impossível ganhar uma competição sem um bom gregário.

Camelar: ato de um gregário ficar muito tempo "puxando" o pelotão (camelando) para ajudar seu companheiro de equipe.

Contrarelógio: modalidade em que o ciclista tem que pedalar determinado percurso no menor tempo possível. O atleta larga só e seu tempo é cronometrado. Não é permitido pegar vácuo dos adversários que encontrar no caminho. Na variação contrarrelório por equipe, seus integrantes correm juntos e fazem o revezamento de posições ( vácuo ) para conseguir andar no maior ritmo possível.

Clássicas: provas de um dia, a mais famosa é a Paris - Roubaix, disputada grande parte sobre paralelepípedos. No Brasil, a mais famosa é a 9 de julho, realizada em São Paulo.

Prova por Etapas ou Volta Ciclística: corrida cronometrada que dura dois ou mais dias. Vence o atleta que completar o trecho determinado em menor tempo. A mais famosa prova por etapas do mundo é o Tour de France, que tem três semanas de duração.

Prólogo : Em uma volta ciclística, é um pequeno contrarrelógio para definir o primeiro cicllista a usar a camisa de líder, em geral de cor amarela.

Meta volante: chegad intermediária duifrante uma prova de ciclismo. Quem cruza primeiro ganha prêmios ou bonificaçõçes em tempo. No Tour de France, o líder da Meta veste camisa verde.

Prêmio de Montanha: o mesmo que meta volante, porém sempre no alto de uma montanha;o líder desta classificação no Tour usa uma camisa branca cheia de bolinhas vermelhas.

Botar a cara no vento ou puxar: sair do vácuo proporcionado pelos ciclistas imediatamente à frente e ditar o ritmo.

Andar na roda: ficar atrás de outro ciclista a uma distância de poucos centímetros, aproveitando-pse do vácuo.

Atacar, torcer o cabo ou dar uma paulada: tentar uma fuga aumentando a velocidade repentinamente.

Sobrar de roda: quando um atleta que está no vácuo do outro não consegue mais acompanhar o ritmo e fica para trás.

Quebrar ou pregar: ficar muito cansado.

Afogar: quando um ciclista força muito ( chega a sentir falta de ar) e não consegue manter o ritmo que estava antes.

Pregar de fome: quando o ciclista não se alimenta durante o treino ou competição e, de repente , bate a fraqueza e não consegue mais manter o ritmo.

Tirar o bilhete: quando o pelotão que está se desmanchando e chega a sua vez.

Homem do martelo pegou: expressão usada quando se "prega" na estrada.

Braço duro ou pato bravo: quem não sabe andar no meio do pelotão.

Bater guidão: disputa entre ciclistas.

Ir à morte: empenhar-se ao máximo.

Escalera: de origem espanhola, significa " escada", forma de revezamento com formato de escada, muito comum em lugares com vento, onde só se consegue o benefício do vácuo andando na lateral para trás de outro ciclista.

Caramanhola: "squeeze" ou garrafinha para levar água ou líquido.
Panela: buraco muito grande na estrada.
Volantão, coroão ou prato: engrenagem dianteira grande, utilizada para altas velocidades.
Comprar um terreno: cair.


Bons Giros
Blizt do Pedal/Fabex Bike

Nenhum comentário:

Postar um comentário