Páginas

31 de março de 2011

HIPONATREMIA

Boa noite a todos,
Bom até segunda feira eu não tinha noção do que seria ter uma crise de hiponatremia, muito menos o que seria isso, até meu amigo Daniel Uehara de Santo André /SP me ralatar o que aconteceu com ele na primeira etapa do Big Biker 2011 .

"Pessoal,

Ontem eu conheci e senti o que é a hiponatremia .
Foi exatamente os sintomas que eu senti no km 40 na prova de ontem no Big Biker. Na verdade o que eu senti foi : Nauseas, tonturas, falta de coordenação, fraqueza....câimbras não senti e meu aeróbico tava bom... e quanto mais eu bebia água, mas isso me fazia mal, porque apesar de não sentir sede (pensei que fosse sede, mas não era) eu bebia água...
A minha sorte era que o Rogério estava no km 40 tomando fôlego depois de subirmos quase 15 km...num Sol de rachar...e prá minha sorte ele estava com um pacote de clube social (aquela bolachinha de água e sal)...e esse clube socila foi que me salvou prá poder terminar a corrida....O que posso falar é que, depois de ingerir essa bolachinha milagrosa...parecia o marinheiro popeye quando come o espinafre dele...sei que me deu uma energia quase que instantanea...porque pedalei num ritmo (digamos) rápido até o final da prova...
Dei uma pesquisada na net a respeito ....só prá vocês derem uma olhada, o quanto o sal pode te salvar de uma corrida de endurance...(coisa de mais de mais de 4- 5 horas de duração) "


O que é esta tal de Hiponatremia ?

Ela é caracterizada pela baixa concentração extracelular de sódio. Este elemento é o eletrólito mais importante sendo responsável pelo :
. Metabolismo celular ;
. Circulação da água entre os compartimentos intracelular e extracelular;
. Transmissões nervosas
. Manutenção da pressão arterial.

Atletas que se exercitam por longos períodos de tempo em clima quente e úmido devem tomar medidas para não deixar o nível de sódio baixar demasiadamente. A hiponatremia geralmente acontece em ultramaratonas, mas pode ocorrer em corridas de 3 a 4 horas de duração em clima quente e úmido ou em pessoas que começaram a atividade com uma baixa concentração de sódio.
Quais os sinais e sintomas?
O sinais e sintomas podem variar de moderados a severos, podendo até levar à morte em caso de não tratamento. Os sintomas moderados incluem : fraqueza, cãibras, fadiga extrema, náusea, desorientação, falta de coordenação, confusão e aumento da massa corporal. Se estes primeiros sinais forem negligenciados, podem levar a problemas mais severos como epilepsia, edema pulmonar, dificuldade de respiração e coma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário